
A Atuarial Consultoria participou de uma reunião com representantes do PORTO MURTINHO PREV – INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNI. DE PORTO MURTINHO /MS, no dia 17 de agosto, na sede da Câmara Municipal, para realizar um Treinamento em Investimentos para RPPS, seguida de uma apresentação sobre os resultados da Avaliação Atuarial do ano de 2018.
Situação Financeira e Atuarial
O Atuário e Consultor de Investimentos Igor França Garcia, explicou o princípio básico do Cálculo Atuarial que é equilibrar Receitas e Despesas Futuras de Planos de Seguro, Saúde e Previdência. Mostrou o impacto sobre o Déficit Atuarial, causado por alterações nas Tábuas Biométricas (Mortalidade) e das hipóteses econômica, financeira e demográfica do plano de previdência.
Com relação aos resultados da Avaliação Atuarial/2017, o atuário mostrou a Distribuição Demográfica dos Segurados. A proporção entre a quantidade de Servidores ativos para cada Beneficiário é Razoável, tendo em vista que o PORTO MURTINHO PREV possui 5 Servidores Ativos para cada Benefício pago.
A expectativa é que o PORTO MURTINHO PREV acumule aproximadamente R$ 62.524.183,06 milhões, nos próximos 5 anos.
Reforma da Previdência
O Atuário e Consultor de Investimentos, aproveitou a oportunidade para demonstrar o impacto financeiro e atuarial nos RPPS, caso seja aprovada a Reforma da Previdência, que propõe alterar a idade limite de aposentadoria dos homens para 65 anos e a das mulheres para 62 anos. Caso aprovada, o Déficit Atuarial em alguns RPPS reduzirá pela metade e, em alguns casos, o RPPS passará obter superávit atuarial.

Gestão de Investimentos
Sobre a Gestão de Investimentos, o Atuário e Consultor de Investimento falou sobre a organização dos Investimentos para os RPPS, princípios econômicos e o objetivo da Política Anual de Investimento. Mostrou os três principais riscos de investimentos (mercado, crédito e liquidez) e formas de amenizar esses riscos em investimentos. Segundo o Consultor, “nossa orientação é para o investidor aplicar conforme seu perfil e necessidade financeira. Em resumo, aconselhamos não inventar risco”
Foi demonstrado a Metodologia da Atuarial Consultoria, para classificar o Perfil de Investidor e orientou que os clientes busquem sempre manter uma distribuição da carteira dos RPPS, diversificada e com certa concentração em índices considerados moderados, visando o cumprimento da Meta Atuarial. “Por conta da Meta Atuarial, os RPPS também não podem manter suas carteiras extremamente conservadoras e, por outro lado, mantendo extremamente arrojadas, também não é garantia de se cumprir a Meta”, explicou o consultor.
No ano de 2017, o PORTO MURTINHO PREV cumpriu a Meta Atuarial, ultrapassando a meta em 2,71%. Enquanto a Meta Atuarial fechou em 9,11%, a rentabilidade da carteira de investimento ficou em 11,82%. Em números financeiros, o PORTO MURTINHO PREV conseguiu no período, R$ 3.764.055,10 milhões de rentabilidade.
